quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Conjurados da Restauração

“O dia 1.º de Dezembro amanheceu de atmosfera clara e muito serena. Tinham-se os conjurados confessado e comungado, e alguns deles fizeram testamento. Antes das 9 horas foram convergindo para o Terreiro do Paço os fidalgos e os populares que o padre Nicolau da Maia aliciara. Soadas as nove horas, dirigiram-se os fidalgos para a escadaria e subiram por ela a toda a pressa. Um grupo especial, composto por Jorge de Melo, Estêvão da Cunha, António de Melo, padre Nicolau da Maia e alguns populares, tinha por objectivo assaltar o forte contíguo ao palácio e dominar a guarnição castelhana, apenas os que deveriam investir no paço iniciassem o seu ataque. Estes rapidamente venceram a resistência dos alabardeiros que acudiram ao perigo e D. Miguel de Almeida assomou a uma varanda de onde falou ao povo. Estava restaurada a independência…”. [Ref. -1]


Restauração da Independência

Inspirados pelo sentido patriótico que correu nas veias d’ Os Conjurados, que libertaram Portugal, e restauraram a soberania através do Rei D. João IV, nasce o Blogue Conjurados da Restauração. Tal como os nossos antepassados se opuseram perante a tentativa de minorar e subjugar o nome e a vontade de Portugal, nós procuramos lutar por um país actualmente desprovido de patriotismo e orgulho nacional.

Lutamos para que se cante o hino não só em eventos desportivos, lutamos pela identidade nacional, pelo que é nosso e produzido pelos nossos. Lutamos de Trás-os-Montes ao Algarve, dos Açores à Madeira, por costumes, tradições, e património que é nosso. Lutamos, de Portugal ao Brasil, de Angola a Moçambique, de Cabo Verde à Guiné-Bissau, e de S. Tomé e Príncipe a Timor-Leste por uma língua que é nossa, sem acordos que a estrangulem e envenenem ao ponto de não ser nossa. Lutamos pela memória de D. Afonso Henriques a D. Manuel II, para que a nossa identidade não seja esquecida. Lutamos por Portugal e por tudo o que isso significa!

Patriotas de “gema”, alentejanos de raiz, encontramos na Princesa do Alentejo o nosso microcosmo. Somos pelas casas de pintadas de cal branca e rodapé azul e pelas verdes laranjeira salpicadas de flor branca. Defendemos o sobreiro e a vinha, somos pelo chouriço e o vinho. Adoramos calor seco e o frio de rachar, somos pelos banhos nas albufeiras e pelo capote. Escutamos o canto nocturno das corujas e o mugir do gado, somos pelos cantares alentejanos e pelas touradas. Contemplamos o património histórico e o mármore calipolense, somos pelo Paço Ducal e as pedreiras. Somos por D. Jaime a D. Manuel II, somos por D. Nuno Álvares Pereira, somos por N.ª Sr.ª da Conceição e por D. João IV e, por Florbela Espanca e Henrique Pousão, e ainda Bento Jesus Caraça e Públia Hortênsia de Castro, somos assim, Calipolenses!

São sete calipolenses os fundadores deste projecto, e sobre os sete cai a responsabilidade deste Blogue.

Aclamação de D. João IV, da autoria de Veloso Salgado (Museu Militar, Lisboa)


“Por fim, marcou-se o momento de sublevação: 9 horas da manhã de sábado, 1.º de Dezembro.” [Ref. -1]

Os Conjurados da Restauração,

Gonçalo Camarinhas

Luís Sapatinha

João Falcão Alegrias

Marco David

João Vaz Pinto

Francisco Santana Aurélio

Afonso Ramalho



Ref.-1 - In Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Editorial Enciclopédia

8 comentários:

  1. Gostaria que este blog fosse algo de útil para o nosso concelho. Se isso for possível estarão de parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Este é um blogue de opinião, e como tal, existe aqui o princípio de que todas as opiniões são válidas, desde que justificadas e argumentadas de forma saudável. Mesmo que estas sejam diferentes da nossa linha de pensamento. Pretendemos sim, de forma construtiva expressar a nossa opinião, e assim, dessa forma ser útil para o conselho, e não só. Agradecemos, é que mesmo sem conta ou usuário registado, as pessoas assinem os seus comentários. Boa noite e obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. boa sorte , vamos conjurar contra o que está mal neste concelho

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde caros amigos,tenho acompanhado este blog e confesso que é bastante interessante,ficarei então atenta ao que irá sendo publicado! :D
    Saudações a todos em especial ao Gonçalo !

    Vanessa Montana

    ResponderEliminar
  5. Olá Vanessa, obrigado pelo comentário! Gosto em saber que nos tens acompanhado.
    Esperemos não desiludir o Leitor e que este Espaço se torne um local de respeito e de critica construtiva, para que possamos adquirir um maior conhecimento e aprendizagem.

    Cumprimentos de Vila Viçosa para Bragança :)

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos. Parabéns pelo vosso blogue, é sempre bom construir e partilhar.

    Uma correcção, queria chamar à atenção para esta frase: "...e Públia Hortência de Castro, somos assim, Calipolenses!", Hortênsia é a forma correcta.

    Um abraço a todos.

    André Guedes

    ResponderEliminar
  7. Sr. Guedes, obrigado pelo contributo. Por vezes, alguns erros escapam. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Conjurados, caríssimos,

    A Restauração é uma época da nossa história pela qual tenha especial predilecção. Desde já felicito o bloguers pela iniciativa e pelo nome escolhido, espero que possam contribuir para restaurar alguma coisa, dado que tanto se tem vindo a perder ao longo do tempo... do que é ser português...
    cumprimentos a todos, em particular aos conjurados João A., João V.P. e Franscisco S. Aurélio.

    Ana Rita Aurélio

    ResponderEliminar