domingo, 13 de março de 2011

Revoluções & Precariedades ( Parte 2 )

No segmento da Manifestação que ocorreu ontem, promovida pelo 'Movimento Geração à Rasca' confesso que me espanta o poder das Redes Sociais em conseguir unir e mobilizar milhares de pessoas envolta de uma só causa.
Embora seja pouco apologista de manifestações pois considero que há locais próprios para os fazer, identifico-me com o Manifesto (e não com alguns Partidos, Associações ou Grupos Radicais que perfuraram e tentaram sobressair-se nesta Manifestação) e assisti com alguma atenção a este Protesto Pacífico que ocorreu em diversas partes do País.
Pegando nas palavras proferidas no artigo do Financial Times: "Portugal’s ‘desperate generation’ cries out" , pergunto se este protesto terá tido realmente inspiração nos acontecimentos do Norte de África?
Os meios de propagação da mensagem foram os mesmos.
A faixa etária foi a mesma.
A luta dos jovens foi também por motivos idênticos ( A precariedade, o desemprego jovem e a incerteza de um futuro estável para a Nova Geração ).


Concluo então que o ano de 2011 tem sido alvo de transformações constantes, onde nós jovens temos mais informação, estamos mais conscientes e dispomos de uma maior oportunidade de conhecimento que a anterior Geração não dispunha.
Faz-nos ter, então, condições de criarmos um Mundo Melhor, estar mais atentos e interventivos não só no combate às injustiças geracionais, económicas e laborais mas fundamentalmente à pobreza Mundial e às desigualdades sociais.

1 comentário:

  1. Grande Gonçalo, mensagem extremamente propositada.
    Como diz Wadah Khanfar no TED, o futuro chegou. As novas gerações revelam uma nova consciência pelo que é correcto, pelo valores, uma renovada vontade de mudar o mundo. As redes sociais nada mais fizeram do que possibilitar\potenciar essa troca generalizada de ideais, uniram no fundo quem não está contente com a forma como o nosso Planeta tem sido conduzido.

    Abraço


    Fica o link:

    http://www.ted.com/talks/view/id/1084

    ResponderEliminar